HOME / NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Estradeiro municipal percorre vias de escoamento da produção e destaca principais necessidades do produtor

Este ano, o já tradicional estradeiro municipal recebeu uma nova configuração, estabelecendo pontos de parada em diferentes regiões para conversar com os produtores.

05/06/2023


O objetivo do Estradeiro Municipal, realizado na sexta-feira (02) em Primavera do Leste, foi ouvir os produtores e buscar melhorias para as rotas de escoamento da produção. A comitiva percorreu mais de 300 km pela área rural do município, com paradas onde a comitiva e os produtores puderam discutir as principais demandas e planejar melhorias para as estradas.

 

Marcos Bravin, presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, ressaltou a importância do evento, que está em sua quinta edição. Segundo ele, nas últimas edições do estradeiro, percorriam-se todas as estradas para identificar os trechos problemáticos e buscar possíveis melhorias. Dessa vez, optou-se por dividir o município em regiões diferentes, onde foram estabelecidas paradas para conversar com os produtores e compreender as demandas específicas de cada região em relação ao escoamento da produção.

 

O estradeiro deste ano contou com a participação da prefeitura, com o prefeito e o vice-prefeito percorrendo o trajeto junto aos produtores e ao Sindicato Rural. Para o prefeito Leonardo Bortolin, “o estradeiro rural reúne o poder público e os produtores para verificar a logística do interior do município, que é tão importante para o escoamento da produção agrícola, responsável pela riqueza do município. O objetivo é analisar, ouvir sugestões e melhorar principalmente as obras de infraestrutura”.

 

Durante todo o percurso, foram ouvidos produtores de cada região. O produtor rural Walter Furlan relembrou que, quando se mudou para a região onde sua fazenda está localizada, levava cerca de seis horas para chegar a Primavera do Leste, enquanto atualmente o trajeto leva menos de uma hora. Igor Fontenelle, outro produtor rural, enfatizou que “as estradas mudaram 100%. Hoje estão transitáveis, foram construídas novas pontes, substituindo as antigas de madeira, e isso é resultado do trabalho do Sindicato Rural e da prefeitura”.

 

Muitas propriedades estão a mais de 100 km da cidade, como é o caso do produtor rural Romildo Luís Fadanelli. Segundo ele, o Estradeiro é uma iniciativa muito boa, pois permite chamar o prefeito, o sindicato e os secretários, e todos estão abertos a ouvir o que é necessário para melhorar as estradas por onde a produção do município é escoada.

 

O vice-prefeito Ademir de Góes também elogiou a iniciativa, destacando que, com o estradeiro, é possível identificar as rodovias que mais precisam de melhorias. Ele ressaltou que houve avanços significativos nos últimos anos, graças às várias edições do estradeiro municipal, que possibilitaram a construção e o cascalhamento de estradas, além de trazer o programa “Mais Pontes” do governo do Estado.

Ao final do percurso, o presidente do Sindicato Rural expressou a satisfação dos produtores. Muitas áreas que antes não possuíam estradas, apresentavam problemas como areião e atoleiros, foram resolvidas. Isso é resultado de todas as edições do estradeiro. Outra conquista foram as pontes: muitas delas, antes de madeira e intransitáveis, foram reformadas ou reconstruídas. Atualmente, já foram entregues 21 pontes de concreto, enquanto outras 4 estão em construção. Além disso, após conversas com o executivo municipal, há 3 pontes prontas para iniciar a construção, aguardando apenas a ordem de serviço. Essas melhorias refletem a satisfação dos produtores nesta edição do Estradeiro Municipal.

 

Demanda apresentadas pelos produtores

Durante as paradas para conversas com os produtores da região, diversas demandas foram abordadas. Entre elas, destaca-se a solicitação de recapeamento em rodovias municipais, a construção de aduelas e a ampliação do colégio na Vila União. Além disso, foi discutida a estruturação e as possíveis rotas da ferrovia, cuja previsão é que os trilhos cheguem à Vila União em 2024. Essa chegada terá um impacto significativo nas questões logísticas e exigirá a preparação das estradas.

 

Apesar do trabalho realizado nos últimos anos pela Secretaria de Obras, ainda foram relatados pontos que necessitam de manutenção. Essas questões serão finalizadas nos próximos meses, priorizando a restauração de pontes, aduelas, levantamento e cascalhamento de estradas, bem como outras melhorias. Além de melhorias que  deverão ser realizadas assim que for definido o local exato da construção do terminal ferroviário na região.

CONTATO

Av. Campo Mourão, 1.500 - Distrito Industrial anexo ao Parque de Exposição - Primavera do Leste/MT - CEP: 78850-000

(66) 3498. 2008 / (66) 9.9918-2008

sdrural@gmail.com

(66) 9.9918-2008